PROJETO PEDAGÓGICO

Projeto Educativo

O Colégio D. Luísa segue uma filosofia essencialmente humanista, onde o aluno é o centro de tudo.

Assim os nossos alunos participam ativamente num processo de descoberta, aprendendo a crescer. Este crescimento deve ser entendido como desenvolvimento pleno de todas as suas competências, atitudes, valores e conhecimentos.

    Isto só é possível com uma relação estreita entre Família e Escola.

    Quais as grandes metas que pretendemos atingir?

    • Formar pessoas humanas na sua globalidade (social, cultural e moral);
    • Educar com a preocupação de aquisição de hábitos de trabalho;
    • Incentivar a qualidade do ser humano promovendo a sua autoconfiança;
    • Valorizar o espírito construtivo, de responsabilidade e de solidariedade, por forma a preparar futuros cidadãos intervenientes na transformação valorizada da sociedade.

    Como?

    • Escolhendo uma boa equipa;
    • Apostando numa pedagogia diferenciada, ativa e personalizada;
    • Avaliando constante e cuidadosamente as necessidades da comunidade escolar, com a preocupação de qualidade.

    Que alunos desejamos formar?

    • Metódicos e aplicados;
    • Respeitadores e responsáveis;
    • Capazes de desenvolver uma boa relação com professores, colegas e funcionários;
    • Participativos, solidários e cooperativos;

     

    Projeto de Desenvolvimento do Currículo

    O Projeto de Desenvolvimento do Currículo, enquanto importante documento de regulação, visa operacionalizar as orientações estabelecidas pelo Ministério da Educação, definindo as opções pedagógicas do Colégio D Luísa Sigea, no âmbito da autonomia consagrada aos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo pelo Decreto-Lei n.º 152/2013, de 4 de novembro, e pela Portaria n.º 59/2014, de 7 de março – visível, nomeadamente, na flexibilidade da gestão do currículo definido pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, alterado pelos Decretos-Leis n.º 91/2013, de 10 de julho, 176/2014, de 12 de dezembro e 17/2016, de 4 de abril.

    Assim, o Projeto de Desenvolvimento do Currículo, baseado nos princípios orientadores do Projeto Educativo do Colégio e alicerçado na filosofia humanista que o norteia é precisamente um instrumento de operacionalização do referido Projeto Educativo – cuja vigência se inicia no presente ano letivo e termina em 2020 –, adaptando as orientações nacionais à realidade do Colégio e do meio com o qual interage, definindo um tema anual a ser trabalhado transversalmente pela comunidade educativa. Deste modo, os Planos de Turma do Pré-Escolar ao 3.º ciclo dever-se-ão fundamentar neste Projeto de Desenvolvimento do Currículo, cabendo a cada educador docente desenvolver estratégias que visem a sua operacionalização.

    Este ano, o tema do Projeto de Desenvolvimento do Currículo – “Juventude em ação, futuro de uma geração” – remete-nos para o facto de Cascais ser, em 2018, a Capital Europeia da Juventude, um título atribuído pelo Fórum Europeu da Juventude. Ora, encontrando-se o Colégio no território do município de Cascais e sendo a juventude a essência do nosso trabalho diário desde há mais de sessenta anos, considerou-se fazer todo o sentido associar o Colégio a este acontecimento, tendo em conta que um dos objetivos da Capital Europeia da Juventude é, precisamente, fortalecer as relações institucionais da Câmara Municipal de Cascais com diferentes entidades a nível local, onde o Colégio necessariamente se inclui.