PRÉ-ESCOLAR

Nesta etapa de grande importância, damos prioridade ao desenvolvimento e à valorização das múltiplas linguagens, o que pressupõe a articulação das diferentes áreas do saber e uma real diferenciação pedagógica.

Assim o nosso grande objetivo e o canalizar de todos os nossos esforços passa pela promoção do desenvolvimento integral e harmonioso de cada criança, nas suas dimensões pessoal, social, espiritual e cognitiva, que a disporá para um promissor futuro escolar mas, acima de tudo, para as múltiplas exigências da vida.

Através da articulação do trabalho em duas salas distintas (Infantil e Pré Primária) que proporcionam um ambiente propício para a estimulação gradativa da criança, delineamos para os nossos alunos mais pequenos os seguintes objetivos:

  • Alcançar um autoconceito positivo, através do reconhecimento das suas capacidades e da aceitação das suas limitações;
  • adquirir a capacidade de confiar nos colegas e nos adultos;
  • adquirir autonomia e responsabilidade nas suas decisões e ser capaz de se autodisciplinar;
  • passar do egocentrismo natural das idades anteriores para o altruísmo;
  • passar da atividade individual para as atividades em grupo cada vez maiores;
  • desenvolver a motricidade fina e aprimorar a sua capacidade de expressão: motora, plástica, musical e dramática;
  • discriminar estímulos visuais, táteis, gustativos, olfativos e auditivos;
  • adquirir noções de espaço e tempo, primeiro em relação ao seu próprio corpo, em seguida com referência a objetos ou outras pessoas;
  • definir a sua lateralidade;
  • realizar representações mentais de deslocamentos espaciais;
  • desenvolver o domínio da oralidade;
  • construir noções matemáticas a partir das vivências do dia-a-dia;
  • aguçar a curiosidade para adquirir a habilidade em procurar respostas para as perguntas;
  • criar uma sensibilização às ciências que desperte a curiosidade e o desejo de aprender, entre tantos outros!