2º CICLO

Consolidados os alicerces do conhecimento os nossos alunos entram numa nova fase em que necessitam que lhes seja despertado e estimulado o seu desejo de aprender. Aqui os diferentes professores ajudam os alunos a aprenderem por si próprios e a assumirem gradualmente a responsabilidade da sua própria educação.

Consideramos que a construção desta etapa será uma ferramenta essencial para o futuro pessoal e académico do aluno, na medida em que lhe permitirá tornar-se um adulto responsável, independente e autónomo, ajudando-o a reconhecer e a superar os obstáculos inerentes ao seu crescimento.

Apostamos no desenvolvimento da capacidade crítica dos nossos alunos, sustentada numa aptidão de avaliar diferentes situações fomentando a prática de uma liberdade discernida e responsável, onde priorizamos a definição e clarificação do conceito de liberdade e o respeito pelos outros.

Como temos consciência que é nesta fase da vida dos nossos alunos que surge uma consciência mais precisa e crítica do mundo e da sociedade que os rodeia, promovemos a educação para a justiça e para o serviço, de modo a que os nossos alunos possam assumir no futuro uma posição responsável perante a sociedade, preocupada igualmente como serviço aos outros, conscientes de que se trata de verdadeiro desafio numa sociedade atual tão hedonista e focada apenas no sucesso pessoal.

Para além do currículo nacional previsto, o Colégio proporciona aos alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico, aulas de Apoio ao Estudo nas disciplinas de Português, Inglês e História e Geografia de Portugal para a totalidade dos alunos, com o objetivo de promover o sucesso de todos, respeitando o ritmo de cada um. Relativamente à disciplina de Matemática, houve um reforço da carga horária semanal da disciplina, a fim de melhorar o desempenho dos alunos.

Como Oferta Complementar, as turmas do 2.º ciclo tem igualmente um tempo semanal de Formação Sigea, a cargo do Diretor de Turma, que visa desenvolver os valores subjacentes ao Projeto Educativo do Colégio.