ENSINO ESPECIAL

O Colégio possui um núcleo de Educação Especial, com professores especializados, que acompanha os alunos com Necessidades Educativas Especiais que o frequentam.

Reconhecendo a importância de uma cultura de escola onde todos encontrem oportunidades para aprender, respondendo às necessidades e às potencialidades de cada aluno, valorizando a diversidade e promovendo a equidade no acesso ao currículo, o Colégio assume-se como uma escola inclusiva possuindo um Centro de Apoio à Aprendizagem.

Este recurso organizacional garante aos alunos que o frequentem, uma resposta que complementa o trabalho desenvolvido em sala de aula, promovendo a qualidade da participação destes alunos nos diferentes contextos de aprendizagem, com vista à sua inclusão. O acompanhamento prestado passa pela avaliação das necessidades educativas especiais, pela elaboração em parceria com os restantes professores e encarregados de educação, do Programa Educativo Individual do aluno, e, finalmente, pelo apoio específico nas áreas que precisam de ser estimuladas ou reforçadas. Nos casos em que é necessário há também lugar à elaboração de um currículo específico, de cariz funcional, que pretende preparar o aluno para as atividades de vida diária e se possível para uma futura integração no mercado de trabalho.

É ainda função deste centro, o apoio aos professores no que respeita ao desenvolvimento de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão de todos os alunos, nomeadamente através da adequação de materiais de trabalho e de instrumentos de avaliação.

Este núcleo acompanha alunos com: dificuldades específicas de linguagem (dislexia, disortografia, disgrafia),  hiperatividade com ou sem défice de atenção, deficiência motora,  défice cognitivo,  surdez,  perturbação do espetro do autismo,  paralisia cerebral,  entre tantos outros.