Maria Luísa Bolota

Maria Luísa Simões Bolota é licenciada em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, tendo posteriormente obtido duas profissionalizações em Matemática nos vários ciclos de ensino através da frequência de diversos cursos. Interessada pela Matemática, concluiu o Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º ciclo e Secundário na Universidade de Lisboa, com tese sobre “ As representações na resolução de problemas de proporcionalidade inversa”, em julho de 2011. Professora há mais de três décadas, desempenha ainda funções de Direção Pedagógica do 2.º e 3.º ciclos. Apesar destas múltiplas tarefas, orienta os seus setores com entusiamo e humildade, sem distâncias e formalismos.

Professora de Matemática

Conhecida por todos como “Luisinha”, adora lançar “desafios” – seja a alunos ou a colaboradores mais próximos. Procura transmitir o seu gosto pela Matemática aos seus alunos, fazendo-lhes ver a importância da disciplina e, sobretudo, a sua presença em muitos aspetos das suas vidas quotidianas. Sempre preocupada com os seus alunos e com a sua autoestima e felicidade, mantém com eles uma relação simultaneamente de proximidade e respeito.

Discreta e exigente consigo e com os outros, adora fazer caminhadas à beira-mar, estar com a família e é uma verdadeira apreciadora de arte – da mais clássica à mais contemporânea – nas suas mais variadas expressões.

O Sigea é verdadeiramente a sua casa, onde nasceu e cresceu – e onde agora, como há mais de 30 anos, faz crescer as suas crianças, ou seja, trabalha verdadeiramente para Educar o Futuro.