MATRÍCULAS

CONDIÇÕES DE MATRÍCULA:

• Apoio financeiro por parte do Ministério da Educação;
  • O terceiro irmão tem 10% de desconto na mensalidade;
  • Ofertas do prolongamento, caso os alunos tenham atividades extracurriculares;
  • Tendo três atividades, na 3ª têm 50% de desconto;
  • Pagamento de mensalidade numa única prestação anual tem 5% de desconto;
  • Transporte de irmãos (20% de desconto no segundo irmão);
  • Banco de fardas (guardamos as fardas que já deixaram de servir aos nossos alunos e que estejam em boas condições, para que novos possam utiliza-las. O valor reverte a uma instituição de solidariedade);
  • Banco de livros.

APOSTAS DO COLÉGIO D. LUÍSA SIGEA:

• Reforço do Português, Matemática e Inglês;
  • Reforço para todos os Ciclos de forma gratuita;
  • Apoio ao Estudo para o 1º e 2º ciclo;
  • Sala de estudo sempre apoiada por professores (Atividade Extracurricular);
  • Nova Disciplina no 3º ciclo - Criatividade e Inovação (desenvolve o pensamento criativo, analítico, crítico e a capacidade de trabalho em equipa, bem como a clareza e rigor da comunicação escrita e oral, gestão de tempo e autoconfiança);
  • Espaço para todos os alunos, dedicado ao desenvolvimento da Escrita Criativa;
  • Introdução ao Xadrez (1º e 2º anos);
  • Introdução de Jogos de Mesa (numa dinâmica lúdico educativa)

1. HORÁRIO ESCOLAR dos níveis de ensino:

• Pré-Escolar         das 9h00 às 16h00
  • 1º Ciclo               das 8h45 às 16h00
  • 2º e 3º Ciclos     das 8h30 às 17h00

NOTA: Os alunos do 1.º Ciclo terão dois dias semanais com horário letivo até às 17h00.

2. ATENDIMENTO DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – Os professores do 1º ciclo bem como o Diretor de Turma destinam uma hora semanal, em dia e hora a definir no início do ano letivo. Para além destes dias e sempre que necessário pode contactar diretamente o professor ou o Diretor de Turma marcando uma audiência.

3. SAÍDAS – Não é permitida a saída do Colégio nos intervalos das aulas.

4. SEGURO – O seguro escolar é anual e será cobrado no início do ano letivo, com verba a afixar.

5. MATRÍCULA – No caso de desistência não haverá direito a qualquer reembolso.

6. INFORMÁTICA – Todos os alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos frequentarão a disciplina de Informática.
Durante a semana, no final das atividades letivas e/ou no intervalo da manhã, os alunos poderão recorrer à sala de informática para elaboração de trabalhos e pesquisas, sempre na presença de um responsável.

7. CATEQUESE – No Colégio funcionará Catequese (com caráter facultativo para todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos. A sua inscrição implica assiduidade.

8. EMRC (Educação Moral Religiosa e Católica) – É disciplina curricular, com frequência obrigatória para os 2.º e 3.º ciclos.

9. PROLONGAMENTO – Trinta minutos após o fim das atividades letivas, cobrar-se-á prolongamento, à exceção de alunos com atividades extracurriculares.

10. MENSALIDADES – Terão de ser liquidadas até ao dia 8 de cada mês da frequência. As importâncias não liquidadas no prazo estabelecido passarão a vencer juros à taxa legal. Sujeito a aumento a determinar após aprovação do C.C.T. Caso as mensalidades não sejam liquidadas no prazo estabelecido, reserva-se o direito ao Colégio de cancelar essas atividades.

NOTA: As mensalidades terão 10 pagamentos de setembro a junho, à exceção do Pré-Escolar, que terá 11 mensalidades (com a última distribuída pelos três primeiros meses do ano letivo).

11. É DA RESPONSABILIDADE DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO:

• Conhecer o Projeto Educativo do Colégio e colaborar na sua concretização;
  • Cumprir com o Regulamento Interno da escola e incentivar o aluno no seu cumprimento;
  • Cumprir / colaborar com o uso do uniforme. Reserva-se o direito ao Colégio de não deixar entrar o aluno que não venha devidamente uniformizado;
  • Quando um Encarregado de Educação delegar em alguém para recolher o/a seu/sua educando/a no Colégio, deve informar, por escrito, tal decisão na Secretaria;
  • Identificar todos os objetos pertencentes ao aluno.

12. ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (facultativas):

• Artes Marciais
  • Ballet / Dança
  • Ginástica Rítmica
  • Música (piano, clarinete, viola e coro)
  • Natação (Pré Escolar e 1º ciclo)
  • Canoagemm / Vela / Surf (2º e 3º ciclos)
  • Ténis / Futebol / Basquetebol
  • Espanhol / Inglês
  • Mandarim
  • Surfset

NOTA 1: Estas atividades têm 9 prestações, de outubro a junho. A Natação tem 10 prestações, de outubro a julho, sendo o mês de julho pago em outubro e novembro.

Todas estas atividades têm inscrição anual.

NOTA 2: No mês de julho realizam-se Atividades de Ocupação de Tempos Livres para os alunos do  Pré-Escolar, do 1º e 2º Ciclos.

13. SERVIÇOS DE CANTINA, REFEITÓRIO E TRANSPORTE: o pagamento destes serviços será feito mensalmente de setembro a junho, tendo em conta a anuidade, e também em julho para os alunos do Pré-Escolar, dado o prolongamento do ano letivo.

14. ALTERAÇÃO de Serviços ou Atividades facultativas ou desistência de frequência: deverá ser comunicada ao Colégio, por escrito, com 15 dias de antecedência

15. Inglês - Todos os alunos têm Inglês desde a pré-primária, como enriquecimento curricular.

16. Os atos de indisciplina ou que lesem terceiros, dentro ou fora das aulas, serão sancionados de acordo com a legislação em vigor, segundo a sua gravidade e repetição. Os alunos são materialmente responsáveis pelos danos que causarem.