Conversas Sigea

Qui, 30/11/2017 - 14:00

2017-11-28 - 2.ª sessão do Ciclo de Conversas Sigea - "Os jovens e a política"

"Os jovens e a política" foi o ​tema da primeira sessão do ​ 2.º Ciclo de Conversas Sigea, que decorreu no passado dia 28 de novembro.

Com efeito, depois do sucesso que a iniciativa teve no ano passado, retomámos as Conversas Sigea com um novo ciclo, desta  vez tendo como tema geral "Juventude em ação, futuro de uma geração", diretamente relacionado com a atribuição a Cascais do título de Capital Europeia da Juventude em 2018.

Joana Barata Lopes, Deputada da Assembleia da República, e João Maltez, antigo aluno do Sigea e estudante de Direito, foram os convidados da noite que, com duas intervenções brilhantes  e muito apreciadas pela audiência, procuraram dar respostas a perguntas como "O que pode levar os jovens a interessar-se pela política?"  e "De que forma podemos fazer ver aos jovens a importância de terem uma intervenção política na sociedade?"

Independentemente do maior ou menor interesse pela política, todos os presentes consideraram a sessão um verdadeiro sucesso, afirmando, no seu final, que, apesar da noite chuvosa, tinha valido realmente a pena refletir acerca do tema e da importância de um maior envolvimento dos jovens na causa pública.

Em janeiro de 2018 terá lugar a próxima sessão do Ciclo de Conversas e, uma vez mais, contamos com a presença de pais, professores, psicólogos e outros intervenientes no fenómeno educativo, mas também de alunos, nomeadamente a partir do 9.º ano.