Profissões na 1.ª pessoa

Qua, 16/05/2018 - 08:45

2018-04-19 e 25 e 2018-05-08 (9.º ano)

As aulas de Formação Sigea da turma do 9.º ano continuam a ser, neste 3.º período, maioritariamente dedicadas ao desenvolvimento do projeto "As profissões na 1.ª pessoa" - algo que faz ainda mais sentido tendo em conta que se aproxima o final do ano letivo e, consequentemente, a decisão dos alunos relativamente à área a seguir no Ensino Secundário.

​Procurando, então, levar a turma a contactar com o maior número possível de profissionais e áreas do saber, ​tiveram lugar, já neste 3.º período, mais três sessões, dinamizadas, respetivamente, pelos seguintes convidados: João Perloiro, Edrice Saeed e Jorge Basto. Com três percursos de vida e experiências profissionais completamente diferentes, estes convidados procuraram dar aos alunos alguns conselhos e dicas sobre aqueles que devem ser os seus critérios para a escolha que terão de fazer em breve.

Assim, na sessão do dia 19 de abril, João Perloiro, arquiteto com mais de três décadas de experiência, deu a conhecer à turma a sua área de trabalho, apresentando inúmeros exemplos de projetos - nomeadamente na área da hotelaria e turismo - nos quais já participou.

Já no dia 26 de abril, numa sessão muito apreciada pelos alunos, foi a vez de Edrice Saeed, engenheiro de som, dar o seu testemunho e mostrar aos alunos como o cinema e a publicidade nos podem "enganar". Para isso, trouxe algum do seu material de trabalho para a sala de aula e contou com a colaboração de vários alunos que foram, eles próprios técnicos de som.

Finalmente, já no dia 8 de maio, Jorge Basto, engenheiro civil, deu a conhecer à turma o seu percurso académico e profissional, dando especial ênfase à apresentação de alguns dos projetos mais emblemáticos em que colaborou, como a Gare do Oriente ou a estação de metropolitano do Cais do Sodré.

Como sempre, em todas as sessões, muitas foram as questões colocadas aos convidados - a que, uma vez mais, e de forma pública, aproveitamos para agradecer a sua enorme disponibilidade em colaborar com o Colégio neste projeto.