Sigea fora de horas

Conversas Sigea - Balanço do 3.º ciclo

Pais e professores reunidos à noite no Colégio?! Alunos também presentes?! E participantes vindos de fora?!

Que situação tão grave terá ocorrido que justifique esta mobilização?

Nada de preocupante! Foi dia de “CONVERSAS SIGEA”

O convite é simples, mas cativante: um orador convidado, professores e outros colaboradores do Sigea, pais, familiares (por vezes alunos) e também, nalgumas sessões, agentes educativos da nossa envolvente geográfica; duas horas de encontro, uma introdução inicial e tempo para perguntas e debate.

Ao longo dos três últimos anos letivos, a uma cadência aproximada de um encontro cada dois meses, nasceu CONVERSA a partir de temas que nos interpelam enquanto educadores e cidadãos ativos e conscientes: “A escola e os jovens hoje: desafios e caminhos” (2016/17), “Juventude em ação, futuro de uma geração” (2017/18) e “Educar no século XXI: cruzar saberes, desvendar talentos, formar cidadãos” (2018/19).

A introduzir e motivar a conversa, encontrámos responsáveis políticos (passados e atuais), personalidades de distintas formações e quadrantes, habituadas a pensar a Educação, mas também profissionais de diferentes áreas (alguns deles bem jovens) com uma visão muito própria sobre Escola e Ensino e a sua interação com a sociedade e o mundo do trabalho.

Apesar de o dia seguinte ser de levantar cedo, várias vezes o horário de fecho da sessão teve de ser “flexibilizado”, tão animada seguia a fase de perguntas e respostas, e em quase todas as CONVERSAS ficou a vontade de mais, ou que a próxima viesse rápido.

Nalguns encontros, o tema ou o orador motivariam mais uns do que outros, mas creio que em todas as ocasiões os participantes saíram mais enriquecidos e com o sentimento de terem aproveitado bem aquelas horas retiradas ao seu tempo de descanso.

Uma vez mais o SIGEA marcou a diferença, mostrando que a Escola não se limita aos Professores, outros Colaboradores e Alunos, e aos horários letivos, mas convoca e contribui para a Formação e Educação da comunidade que a envolve, muito particularmente, os Pais e Famílias.

FAMILIA SIGEA não é assim um slogan ou conceito abstrato, mas uma forma muito especial de viver o nosso Colégio!

A sala esteve regularmente cheia, mas acredito que sempre se encontrará forma de colocar mais umas cadeiras.

Venham mais CONVERSAS SIGEA, que aqui estaremos para participar!

Pedro Almeida Gonçalves in Gazeteiro, n.º 56