PROJETO PEDAGÓGICO

Projeto Educativo

O Colégio D. Luísa segue uma filosofia essencialmente humanista, onde o aluno é o centro de tudo.

Assim os nossos alunos participam ativamente num processo de descoberta, aprendendo a crescer. Este crescimento deve ser entendido como desenvolvimento pleno de todas as suas competências, atitudes, valores e conhecimentos.

Isto só é possível com uma relação estreita entre Família e Escola.

Quais as grandes metas que pretendemos atingir?

• Formar pessoas humanas na sua globalidade (social, cultural e moral);
    • Educar com a preocupação de aquisição de hábitos de trabalho;
    • Incentivar a qualidade do ser humano promovendo a sua autoconfiança;
    • Valorizar o espírito construtivo, de responsabilidade e de solidariedade, por forma a preparar futuros cidadãos intervenientes na transformação valorizada da sociedade.

Como?

• Escolhendo uma boa equipa;
    • Apostando numa pedagogia diferenciada, ativa e personalizada;
    • Avaliando constante e cuidadosamente as necessidades da comunidade escolar, com a preocupação de qualidade.

Que alunos desejamos formar?

• Metódicos e aplicados;
    • Respeitadores e responsáveis;
    • Capazes de desenvolver uma boa relação com professores, colegas e funcionários;
    • Participativos, solidários e cooperativos;

Projeto de Desenvolvimento do Currículo

O Projeto de Desenvolvimento do Currículo, enquanto importante documento de regulação, visa operacionalizar as orientações estabelecidas pelo Ministério da Educação, definindo as nossas opções pedagógicas, no âmbito da autonomia consagrada aos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo pelo Decreto-Lei n.º 152/2013, de 4 de novembro, e pela Portaria n.º 59/2014, de 7 de março – visível, nomeadamente, na flexibilidade da gestão do currículo definido pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, alterado pelos Decretos-Leis n.º 91/2013, de 10 de julho, 176/2014, de 12 de dezembro e 17/2016, de 4 de abril.

Assim, o Projeto de Desenvolvimento do Currículo, baseado nos princípios orientadores do nosso Projeto Educativo e alicerçado na nossa filosofia humanista é precisamente um instrumento de operacionalização do referido Projeto Educativo, adaptando as orientações nacionais à realidade do Colégio e do meio com o qual interage, definindo um tema anual a ser trabalhado transversalmente pela comunidade educativa.

Este ano, o tema do Projeto de Desenvolvimento do Currículo – “Celebrar a história é construir o futuro” – remete-nos, antes de mais, para a comemoração do 60.º aniversário do Colégio D. Luísa Sigea, que terá lugar ao longo de todo o ano letivo 2016/2017. Porém, e tal como se encontra descrito no Projeto Educativo, somos "uma escola que se preocupa em aprender com o passado, refletir o presente e intervir conscientemente no futuro". Assim sendo, celebramos a história não apenas numa simples lógica de recordação e de memória do passado, mas antes de construção e de intervenção do futuro. A nossa história é, sem dúvida, o nosso maior alicerce - que nos permite, e permitirá, continuar a Educar o Futuro.