3.º Ciclo

Este ciclo de escolaridade caracteriza-se pela transição gradual, mas definitiva, para a adolescência. As profundas alterações que se registam a nível físico, emocional e intelectual requerem uma atenção redobrada e um olhar mais atento por parte da escola e das famílias.

Nesta fase destacam-se e ganham maior visibilidade as opções pessoais, nas várias dimensões do ser humano: da escolha dos amigos à escolha do modo de vida, do modo de estar na escola ao modo de estar nos tempos livres, da definição de prioridades à definição de valores, do entendimento do eu ao entendimento do outro.

Assim, neste 3.º ciclo consideramos fundamental a associação da dimensão escolar à crescente autonomia do aluno e a uma progressiva consciência do papel que é chamado a assumir na definição do seu futuro.

Neste sentido, tentamos estabelecer pontes para os nossos alunos, com o intuito de facilitar a passagem para as próximas etapas educativas.

Assim, damos grande importância à diversidade pedagógica, ao acompanhamento dos acontecimentos nacionais e internacionais, a fim de dotar os alunos das mais variadas ferramentas, para intervirem de forma construtiva na sociedade onde se inserem. Neste pressuposto, a diferenciação pedagógica assume-se como uma prioridade na estruturação das práticas pedagógicas, dentro e fora da sala de aula.

Procuramos com esta a abordagem diferenciadora conseguir fazer desabrochar de forma criativa os talentos e os desejos dos alunos, criando neles relações sociais mais generosas e cooperativas, ao mesmo tempo que se estimula o crescimento de cidadãos bem preparados e responsáveis.

No 3.º ciclo, o Colégio D. Luísa Sigea oferece, como segunda língua estrangeira, o Francês, a iniciar no 7.º ano.

Ao nível da componente de Complemento à Educação Artística, as matrizes curriculares do 7.º e 8.º anos integram a disciplina de Criatividade & Inovação. Esta disciplina pretende desenvolver nos alunos um conjunto de competências de pensamento criativo, crítico e analítico, enquanto promotoras de outras aptidões e capacidades indispensáveis às restantes disciplinas, visando essencialmente a resolução criativa de problemas.

À semelhança do que acontece no 2.º ciclo, o Colégio disponibiliza ao 7.º e 8.º anos, como Oferta Complementar, a disciplina de Projeto em Ação, com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento da metodologia de projeto e à realização de trabalhos interdisciplinares e transversais, tão fundamentais para a formação dos alunos.

As turmas do 3.º ciclo têm ainda um tempo semanal de Cidadania e Desenvolvimento, a cargo do Diretor de Turma, disciplina que visa desenvolver nos alunos competências com vista ao exercício da cidadania ativa, de participação democrática, em contextos de partilha e colaboração e de confronto de ideias sobre matérias da atualidade.

Gostaria de marcar uma visita?