Faculty

This is the SIGEA team that is devoted to educating the Future.

Adriana Crespo

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses – na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Adriana Crespo frequentou posteriormente o Programa em Teoria da Literatura na mesma instituição e realizou, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, um Doutoramento, no ramo de Filosofia, especialidade de Estética, orientado pelo Professor José Gil. Atualmente, é investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua formação inclui ainda o Curso Complementar de Piano da Escola de Música do Conservatório Nacional, em regime supletivo.
Professora de piano há mais de duas décadas, faz parte do corpo docente do Sigea desde 2002, dando, desde então, aulas deste instrumento musical enquanto atividade extracurricular, procurando constantemente incutir nos seus alunos atitudes como a concentração, a disciplina no estudo e o gosto pela música. Neste momento, tem ainda a seu cargo a lecionação das áreas da expressão dramática e musical no 1.º ciclo.
Sensível, extremamente criativa e de espírito sonhador, tem na literatura, na música e na filosofia as suas maiores áreas de interesse, tendo já publicado diversos livros de poesia, micronarrativas e prosa poética. Recentemente, descobriu na dança (mais) um espaço interior e uma nova paixão.

Adriana Crespo
Expressões

Ana Paula Esteves

Ana Paula Esteves é licenciada em Ensino Básico pela Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa, obtendo, desta forma, a profissionalização no 1.º ciclo do Ensino Básico.
É professora no Colégio D. Luísa Sigea desde 1999, tendo tido a seu cargo, nos últimos anos, turmas do 1.º ou 2.º anos de escolaridade e a lecionação de apoios pedagógicos individualizados. Com a voz -meiga e a calma que a caracteriza, ensina às crianças mais novas as primeiras letras e a magia da escrita, transmitindo-lhes ainda o seu enorme gosto pela expressão plástica, área que lhe interessa particularmente.
Apreciadora de sushi e frequentadora pontual de workshops de comida macrobiótica, pratica uma alimentação saudável. Gosta de caminhar – sozinha, em família ou simplesmente a passear o seu cão – e, aos fins de semana, é frequente deixar o carro na garagem e pegar na sua mota, que conduz sempre com o todo o cuidado e precaução.

Ana Paula Esteves
1.º Ciclo

Ana Luísa Roque

Ana Roque é licenciada em Química Aplicada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tendo posteriormente realizado um Doutoramento em Química Física na mesma instituição. A paixão pelo ensino levou-a obter a profissionalização em Física e Química e, mais tarde, em Matemática. Realizou ainda um Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e um outro em Educação Especial, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Autora de manuais escolares na área das Ciências, é professora no Sigea desde 2002, lecionando atualmente, graças às habilitações que foi adquirindo e a uma capacidade de trabalho reconhecida por todos, diversas disciplinas do 2.º e 3.º ciclos, sendo ainda a responsável pela Educação Especial no Colégio. É Supervisora do processo de classificação de provas de avaliação externa de Físico-Química do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa – e formadora de professores desde 2007, nas áreas de Ciências, Matemática e Educação Especial.
Incansável e incapaz de estar parada, mas extremamente humilde e solidária, gosta de navegar na internet para poder estar sempre informada sobre todas as novidades, ocupando os seus (poucos) tempos livres com a família.

Ana Luísa Roque
Ciências e Educação Especial

Carlos Pereira

Carlos Pereira é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Franceses – pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo frequentado o Ramo de Formação Educacional na mesma instituição. Posteriormente, realizou estudos de pós-graduação em Ciências da Educação, com especialização na área de Avaliação em Educação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
É professor no Sigea desde 2004, lecionando várias disciplinas e desempenhando as funções de Coordenador do Secretariado de Exames há mais de uma década. É Supervisor do processo de classificação de provas de avaliação externa de Português do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa – e formador de professores desde 2012, nas áreas de Avaliação e Didática do Português e do Francês.
Organizado, sereno e sempre pronto a ajudar os outros, tem desenvolvido, desde há alguns anos, trabalhos no âmbito da temática da criatividade, sendo membro dos órgãos sociais do Torrance Center® (Portugal), instituição que visa promover e desenvolver a criatividade e a inteligência emocional. Precisamente neste âmbito, participou no Programa CriAtividade® by Future Problem Solving TM, no qual obteve, em 2015, o 1.º lugar na Final Nacional, integrado numa equipa de Adultos, na modalidade Assuntos Globais.

Carlos Pereira
Línguas e Expressões

Filipe Taborda

Depois de frequentar o Conservatório de Música, na modalidade de clarinete, Filipe Taborda licenciou-se em Ensino, na variante de Educação Musical, na Escola Superior de Educação de Lisboa, tendo posteriormente realizado um Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na mesma instituição.
Tendo iniciado a sua carreira docente em 2004, leciona no Sigea desde 2012, fazendo-o, atualmente, em acumulação com uma outra escola do Ensino Particular e Cooperativo. Além da disciplina de Educação Musical, dá também aulas de instrumentos de sopro, enquanto atividade extracurricular.
Profundo conhecedor de desporto e, particularmente, de futebol, nos seus tempos livres é maestro da banda filarmónica do Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires. Por acreditar verdadeiramente na importância da educação musical e artística no ensino desde as mais tenras idades, é frequente ouvi-lo, nos intervalos, a tocar o seu clarinete – ou qualquer outro instrumento de sopro - pelos corredores do Colégio.

Filipe Taborda
Expressões

Hugo Garrido

Licenciado em Ensino, na variante de Educação Visual, Tecnológica e Multimédia, pela Escola Superior de Educação de Lisboa, Hugo Garrido realizou posteriormente três pós-graduações na Universidade Lusófona de Lisboa – uma em Sistemas de Comunicação e Multimédia, outra em Ensino das Artes Visuais no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e uma última em Surf e Performance (Formação de Treinadores Grau I).
Embora lecione no Sigea apenas desde 2019 – fazendo-o em regime de acumulação com um outro Colégio –, começou a sua carreira docente em 2002, o que é revelador de uma já grande experiência profissional, em diversos níveis de ensino.
Apreciador do sol e do mar – não fosse ele praticante de surf, professor desta modalidade e organizador de surftrips para crianças e jovens durante as pausas letivas –, tem um gosto particular pelas tecnologias multimédia e sistemas de comunicação, sendo ainda um entusiasta da disciplina de Educação Tecnológica, na qual propõe aos seus alunos a execução de trabalhos que os motivam verdadeiramente.

Hugo Garrido
Expressões

Joana Cruz

Depois de ter frequentado a Escola Secundária Artística António Arroio e de ter obtido uma Licenciatura e um Mestrado em Artes Plásticas, na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, Joana Cruz encontra-se atualmente a concluir o Mestrado em Ensino de Artes Visuais, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Professora no Sigea desde 2019, leciona as disciplinas da área das expressões artísticas. Nas suas aulas e em todos os trabalhos que solicita, dá especial importância às questões do rigor e da criatividade, procurando sempre valorizar os sucessos e as conquistas dos seus alunos.
Calma e organizada, é extremamente observadora e atenta aos pormenores. Verdadeira apaixonada pela arte, nas suas mais variadas expressões – da música (destacando-se, a este nível, o facto de ter sido aluna da Academia de Música de Santa Cecília) à pintura, passando pela fotografia e pelo desenho –, tem desenvolvido diversos trabalhos a título individual, nomeadamente nestas duas últimas áreas.

Joana Cruz
Expressões

João Alves

João Alves é licenciado em Ciências do Desporto – menção de Educação Física e Desporto Escolar - pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, obtendo, assim, a profissionalização na disciplina de Educação Física.
Chegou ao Sigea em 2006, depois de ter realizado, enquanto monitor de um campo de férias, uma viagem de finalistas do 4.º ano do Colégio. O facto de dar aulas às turmas do 1.º ao 3.º ciclos permite-lhe ter o privilégio de poder acompanhar o crescimento, físico e mental, de todos os seus alunos – com quem mantém uma relação extremamente próxima, mas onde impera o respeito, sendo evidente a admiração que muitos sentem por si.
Empreendedor por natureza, alia ao desporto o gosto pelas artes e pela tecnologia. O seu passado de escuteiro leva-o a aplicar, na sua prática diária, alguns valores do escutismo, como o respeito pelo outro e a proteção da natureza e do ambiente.

João Alves
Desporto

João Beja

João Beja é licenciado em Ciências do Desporto – Maior em Educação Física e Menor em Treino Desportivo - pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, tendo realizado, posteriormente, na mesma instituição, um Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Verdadeiramente nascido e criado na família Sigea (aqui fez todo o seu percurso académico até ao 9.º ano), passou a fazer parte da equipa docente em 2017. Atualmente, além de lecionar Educação Física aos alunos do Pré-Escolar e 1.º ciclo, tem também a seu cargo a atividade extracurricular de basquetebol.
Bem-disposto, mas reconhecido por todos os alunos como rigoroso e disciplinador, teve, desde muito novo, uma enorme ligação ao desporto, em diferentes modalidades. De facto, se na infância e juventude se dedicou inteiramente ao hóquei em patins (tendo representado clubes ao mais alto nível e a própria seleção nacional), hoje em dia a sua paixão é o padel, modalidade que o motiva verdadeiramente e da qual dá inclusivamente aulas.

João Beja
Desporto

João Paulo Aparício

João Paulo Aparício é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo obtido posteriormente a profissionalização nesta disciplina na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma Universidade. O seu gosto pela História, pelo trabalho de pesquisa, pela leitura e pela escrita fizeram-no obter um Mestrado em História do Brasil. Mais recentemente, realizou uma pós-graduação em TIC na Educação.
Reconhecido por todos pelo entusiasmo com que ensina a sua disciplina, conseguindo motivar e interessar verdadeiramente os alunos, que o ouvem com interesse e fascínio, trabalha no Colégio desde 1995 – tendo, assim, já mais de 20 anos de pertença à família Sigea.
Extremamente organizado, é apaixonado pelas novas tecnologias e por todo o tipo de gadgets tecnológicos, lecionando igualmente as disciplinas da área da Informática. Todas estas suas características pessoais e interesses contribuem para que seja um dos principais responsáveis pela edição do jornal do Colégio, O Gazeteiro.

João Paulo Aparício
Ciências Sociais e Tecnologias

Madalena Serra

Madalena Serra é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Ingleses – pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido posteriormente a profissionalização em Português na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Leciona no Sigea desde 1988, sendo, por isso, uma das docentes com mais experiência no Colégio. Reconhecida pelos seus antigos e atuais alunos como uma professora extremamente bem-disposta e compreensiva, mantém, hoje em dia, o mesmo espírito jovem com que entrou no Colégio, há mais de 30 anos – primeiro como mãe, depois como docente.
Atenta e sensível, é uma acérrima defensora do bom uso da língua portuguesa e uma apreciadora de música e de romances históricos. Sempre bem informada, é uma das responsáveis pela edição do jornal do Colégio, escrevendo e revendo textos, muitas vezes até à exaustão – mas sempre com a mesma paixão.

Madalena Serra
Línguas

Margarida Veríssimo

Margarida Veríssimo é licenciada em Psicologia – área Educacional – pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, tendo posteriormente obtido a Licenciatura em Ensino do 1.º ciclo na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Começou a trabalhar no Colégio em 1992, desempenhando funções de Secretaria, dinamizando a Sala de Estudo e a Biblioteca e lecionando apoios pedagógicos e sessões de métodos de estudo. Em 1999, ingressou definitivamente no Sigea, passando a ser professora do 1.º ciclo.
Detentora de uma imaginação e criatividade naturais, é com frequência que se envolve em atividades que promovam a leitura e a escrita, integrando-as com outras áreas do saber. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 2007, quando levou a sua turma do 2.º ano a editar o livro “O Segredo de Safira”, que envolveu toda a comunidade escolar, ou, mais recentemente, quando coordenou o projeto “Talentos em Ação”, que reuniu textos e ilustrações dos alunos do Pré-Escolar e 1.º ciclo. Apesar das suas múltiplas tarefas, tem ainda tempo para se dedicar a iniciativas de solidariedade, com a sua genuína serenidade e generosidade.

Margarida Veríssimo
1.º Ciclo

Maria Isabel Fonseca

Depois de frequentar o Curso Superior de Educadoras de Infância na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, em Lisboa, Maria Isabel Fonseca (Bica, para toda a família Sigea) licenciou-se em Educação de Infância, na Escola Superior de Educação João de Deus. Posteriormente, realizou ainda uma pós-graduação na área de Educação Especial na Escola Superior de Educação Maria Ulrich.
A sua história pessoal cruza-se com a do Sigea desde 1977, ano em que aqui começou a trabalhar. Ao longo destes mais de 40 anos, teve o privilégio de educar, nos primeiros anos de idade, várias gerações de alunos – sendo que, muito carinhosamente, os continua a tratar a todos como os seus “filhos do coração”.
Muito comunicativa e divertida, é uma amante de culinária, sendo fã de canais de televisão exclusivamente dedicados a esta arte. Nunca dispensando um delicioso bolo de chocolate, ocupa os seus tempos livres a fazer aquilo de que verdadeiramente mais gosta: pesquisar informação que enriqueça o crescimento dos seus alunos.

Maria Isabel Fonseca
Pré-Escolar

Paula Mendes

Paula Mendes é licenciada em Ensino Básico, na variante de Português/Inglês, pela Escola Superior de Educação de Lisboa, tendo, desta forma, obtido a profissionalização no 1.º ciclo do Ensino Básico.
Professora no Sigea desde 1998, tem tido a seu cargo, nos últimos anos, turmas do 3.º ou 4.º anos de escolaridade, a quem tenta quotidianamente fazer ver a importância do esforço e do trabalho para a obtenção de bons resultados, assim como a confiança nas suas capacidades. Deste modo, consegue motivar verdadeiramente os seus alunos e levá-los a ingressar no 2.º ciclo com a segurança necessária.
De caráter tranquilo, mas assertivo, vê no ioga e na meditação (atividades que pratica) benefícios que procura transmitir aos seus alunos diariamente. É uma apaixonada pela História, aproveitando, sempre que possível, as aulas de Estudo do Meio e os temas que aí são abordados para tentar incutir nas suas turmas o fascínio que tem por esta área. Exemplo de organização e responsabilidade, tem a capacidade de gerir conflitos com facilidade.

Paula Mendes
1.º Ciclo

Sofia Rodrigues

Depois de frequentar, na Escola Superior de Educação de Lisboa, o Curso de Professores do Ensino Básico - variante de Português/Inglês –, Sofia Rodrigues concluiu, na mesma instituição, o Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no domínio de especialização do ensino da língua estrangeira e ensino do Português como segunda língua, ficando habilitada com o grau de licenciada.
Docente no Sigea desde janeiro de 1998, mantém, desde então, uma relação muito próxima com os seus atuais e antigos alunos, sendo para estes uma verdadeira “segunda mãe”. Por isso, é muito frequente ver, logo pela manhã e nos intervalos, as inúmeras manifestações de afeto – muitos beijinhos e abraços – que estes lhe dispensam e às quais nunca diz não, retribuindo com o seu carinho e com um sorriso sempre simpático.
Não passa sem o seu telemóvel, com o qual tira inúmeras fotografias aos seus alunos, criando ainda pequenos vídeos que gosta de partilhar com os encarregados de educação. Adora o sol, a praia e viajar, não dispensando um bom petisco, especialmente se estiver rodeada de amigos e da família.

Sofia Rodrigues
1.º Ciclo

Sónia Santos

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Ingleses e Alemães – pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sónia Santos prosseguiu os seus estudos no Ramo de Formação Educacional na mesma instituição.
Após alguns anos de experiência no ensino público, ingressou no Sigea em 2003, tendo a seu cargo a lecionação da disciplina de Inglês do Pré-Escolar ao 9.º ano, sendo, por isso, bem conhecida de todos os alunos – dos mais novos aos mais velhos. Além disso, é uma das responsáveis pela Biblioteca, onde não só procura promover o gosto dos alunos pela leitura, mas também os apoia em qualquer tarefa, sempre que necessitem.
Dona de um humor verdadeiramente britânico e de uma fina ironia que todos reconhecem, sempre que tem a oportunidade, adora caminhar – sozinha ou acompanhada – à beira-mar, apreciando, com a tranquilidade que esse espaço lhe dá, toda a beleza da nossa costa.

Sónia Santos
Línguas

We are ready to receive you.