Projeto Educativo

O Colégio D. Luísa segue uma filosofia essencialmente humanista, onde o aluno é o centro de tudo.

Assim, os nossos alunos participam ativamente num processo de descoberta, aprendendo a crescer. Este crescimento deve ser entendido como desenvolvimento pleno de todas as suas competências, atitudes, valores e conhecimentos.

Isto só é possível com uma relação estreita entre Família e Escola.

Quais as grandes metas que pretendemos atingir?

• Formar pessoas na sua globalidade, preparando-as para o exercício de uma cidadania plena;
  • Educar com rigor, qualidade e responsabilidade;
  • Valorizar o trabalho, o mérito, o esforço, a disciplina, a organização, a responsabilidade e o espírito crítico;
  • Educar com respeito pela diferença, com coerência e firmeza, formando para a vivência numa sociedade democrática;
  • Incentivar a qualidade do ser humano, promovendo a sua autoconfiança.

Como?

• Escolhendo uma equipa estável e dinâmica;
  • Apostando numa pedagogia diferenciada, ativa e personalizada;
  • Avaliando constante e cuidadosamente as necessidades da comunidade escolar, com a preocupação de qualidade.

Que alunos desejamos formar?

• Metódicos e aplicados;
  • Respeitadores e responsáveis;
  • Capazes de desenvolver uma boa relação com professores, colegas e funcionários;
  • Participativos, solidários e cooperativos.

Projeto de Desenvolvimento do Currículo

O Projeto de Desenvolvimento do Currículo tem como finalidade operacionalizar as orientações estabelecidas pelo Ministério da Educação, definindo as opções pedagógicas do Colégio D Luísa Sigea, no âmbito da autonomia consagrada quer pelo Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, quer pelo Decreto-Lei n.º 152/2013, de 4 de novembro, e pela Portaria n.º 59/2014, de 7 de março – sendo estes dois últimos normativos aplicáveis aos estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo.
O Projeto de Desenvolvimento do Currículo, baseado nos princípios orientadores do Projeto Educativo do Colégio e alicerçado na filosofia humanista que o norteia, é, assim, um instrumento de operacionalização do referido Projeto Educativo, adaptando as orientações nacionais e as matrizes curriculares-base à realidade do Colégio, definindo um tema anual a ser trabalhado transversalmente pela comunidade educativa. Deste modo, do Pré-Escolar ao 3.º ciclo do Ensino Básico, os alunos são convidados a refletir e a desenvolver trabalhos no âmbito do tema deste Projeto de Desenvolvimento do Currículo, cabendo a cada educador docente desenvolver estratégias que visem a sua operacionalização.

Estamos prontos para responder às suas questões